Home » , » TOP 5 - Os melhores avôs do cinema

TOP 5 - Os melhores avôs do cinema

5. Grandpa Joe

Filme: Willy Wonka & the Chocolate Factory (A Maravilhosa História de Charlie)

Ano: 1971

Actor: Jack Albertson

O Avô Joe, patusco e sorridente, ensina ao pequeno Charlie que o dinheiro não trás felicidade, e que esta se encontra, em vez disso, nas pequenas coisas da vida; num abraço em família, no saborear de uma tablete de chocolate dividida entre aqueles que se ama. Nunca deixa o neto perder a sua esperança e alimenta-lhe os sonhos. E quando esses sonhos têm uma possibilidade de se realizar, o avô torna-se o mais perfeito companheiro de aventuras, seguindo o neto pelo reino de fantasia da fábrica de Wonka, sempre ao seu lado quando é preciso mas dando-lhe o espaço suficiente para crescer e aprender as coisas por si próprio. Melhor é difícil.



4. Carl Fredricksen

Filme: Up (Up - Altamente)

Ano: 2009

Actor (voz): Edward Asner

O sr. Fredrickson não é, na realidade, o avô do pequeno Russell, mas é como se fosse. Dedicado à mulher e à sua memória, inventivo e forte, Carl presta-lhe uma última homenagem levando a sua casa, voando pelos ares, até às cataratas que sempre sonharam visitar juntos. Rancoroso pelo desgosto, furioso pela solidão, vai ser preciso uma odisseia com Russell e um cão falante para salvar um pássaro quase extinto, para derreter a sua fachada e revelar o seu grande coração e o esplendor do seu afecto. Nunca se é demasiado velho para aprender, para amar, nem para se redimir, e o amor por aqueles que partiram também é provado pela partilha desse amor com aqueles que ficam.



3. O Avô Narrador

Filme: The Princess Bride (A Princesa Prometida)

Ano: 1987

Actor: Peter Falk

Somos crianças e estamos na cama, doentes. Os nossos pais estão a trabalhar e não têm tempo para estar connosco. É a altura para os nossos avós entrarem em cena, sentarem-se ao nosso lado e contarem-nos uma história. É precisamente o que faz o “avô narrador”, abrindo o livro e mergulhando o neto num reino de fantasia, onde existem gigantes, heróis mascarados, vilões espadachins, feiticeiros e princesas prometidas. E se o neto acha ao início a história pouco credível e incongruente, é o talento do avô como contador de histórias, a sua simpática veemência e a sua infinita paciência, que o vão convencendo, aos poucos, até ao ponto em que o neto sorve cada palavra que ele pronuncia e já não pode esperar por ouvir o próximo capítulo e o desenlace da história. São avôs assim que constroem a nossa infância e nos embalam para a vida.



2. Norman Thayer Jr.

Filme: On Golden Pond (A Casa do Lago)

Ano: 1981

Actor: Henry Fonda

Ele é duro, sarcástico e frio. Está vergado pelo peso dos anos, corroído pela velhice. Esconde-se para não mostrar sentimentos, ataca para se defender, para não mostrar fragilidade. Já não ouve bem, esquece-se das coisas, já perdeu a força. Mas não quer admitir, nunca quer dar parte fraca, porque sempre foi independente, porque sempre foi o homem da casa. Nunca será convencido por um salto, ou por palavras, ou por discussões. Mas será convencido pelo coração, pelo regresso da inocência a um Verão perdido, por um amor familiar que nunca se foi, mas que estava esquecido. Nunca é tarde para perdoar, para começar de novo. Nunca é tarde para provar a devoção e o afeto. Nunca é tarde para re-aprender. Nunca é tarde para regressar à juventude, nem que seja num único dia a pescar com o neto. E da base desse dia, desse momento, todos os outros se podem construir, mesmo que o tempo que reste seja pouco.



1. Martin Vanderhof

Filme: You Can't Take It with You (Não o Levarás Contigo)

Ano: 1938

Actor: Lionel Barrymore

O patriarca da casa mais extraordinariamente insana, mas de maior coração, da história do cinema é um homem de princípios simples. Ama tudo e todos. Faz o bem. Faz o que tens que fazer para seres feliz e arrasta contigo para essa torrente de felicidade tantas pessoas quantas conseguires. Em Martin, estes valores não são meros lugares comuns, nem são forçados. Nele, são incrivelmente humanos, são puros e credíveis e contagiantes, não só para as pessoas à sua volta, como para todos os espectadores. Não só é um avô perfeito para Jean Arthur, apoiando a sua criatividade e individualidade, e também o seu noivado, como é um avô para toda a casa, todo o bairro e até para toda a cidade, que aos poucos é contagiada pelos seus princípios. Até o estrito pai do noivo capitula no final. Não podes levar contigo, quando partires desta vida, nem o dinheiro, nem a posição social, nem o poder. A única coisa que podes levar contigo, diz Martin, é o amor dos teus amigos. Verdade.





Como a maior parte das pessoas, eu acho que o meu avô era o melhor deles todos, mas com a diferença de que, no meu caso, era mesmo.

Que descanse em paz e que o Senhor o acolha nos seus braços
 (1924-2014)

0 comentários:

Enviar um comentário

Porque todos somos cinema, está na altura de dizer o que vos vai na gana (mas com jeitinho).

Vídeo do dia

Citação do dia

Top 10 Posts mais lidos de sempre

Com tecnologia do Blogger.

Read in your language

No facebook

Quem escreve

Quem escreve
Miguel. Portuense. Nasceu quando era novo e isso só lhe fez bem aos ossos. Agora, com 31 anos, ainda está para as curvas. O primeiro filme que viu no cinema foi A Pequena Sereia, quando tinha 5 anos, o que explica muita coisa. Desde aí, olhou sempre para trás e a história do cinema tornou-se a sua história. Pode ser que um dia consiga fazer disto vida, mas até lá, está aqui para se divertir, e partilhar com o insuspeito leitor aquilo que sente e é, quando vê Cinema.

Visualizações

Seguidores Blogger

 
Copyright © 2015 Eu Sou Cinema. Blogger Templates