Home » , , » Sunnyside

Sunnyside

Ano: 1919

Realizador: Charles Chaplin

Actores principais: Charles Chaplin, Edna Purviance, Olive Ann Alcorn

Duração: 41 min


Crítica: (Esta é a quinta crítica de um ciclo sobre as 10 curtas-metragens que Charles Chaplin realizou durante o seu período com a distribuidora First National (1918-1923). Pode ler a introdução a este ciclo na minha crónica “Chaplin na First National (1918-1923) - Introdução para um ciclo de críticas” (link aqui), bem como ter acesso aos links para as restantes críticas à medida que forem publicadas.)

Depois de atingir o pico criativo com ‘Shoulder Arms’, ‘Sunnyside’ surgiu como uma das piores experiências da carreira de Chaplin. Demorou quase 1 ano a fazê-la, devido aos seus problemas conjugais e ao ‘bloqueio’ e falta de inspiração que sofreu como consequência (ver a introdução acima citada). Na sua autobiografia descreveu a experiência como tão dolorosa como arrancar dentes. ‘Sunnyside’ acaba por ser mais simples e muito menos ambiciosa que o seu espólio contemporâneo (o final demasiado fácil é prova disso), mas não é menos engraçada ou até interessante (a cena da dança idílica, por exemplo, era atípica na obra de Chaplin até então), embora tenha um fio condutor menos enérgico. A acção translada-se para uma pequena vila no campo, e as piadas fluem com facilidade e simplicidade, traduzindo a vida pacata destas paragens onde Chaplin partilha a cena com galinhas e vacas e cuida (ou procura cuidar) de uma pequena estalagem.

Contudo, a curta tem imensa dificuldade em continuar após explorar as potencialidades iniciais deste contexto. Para espevitar a história, Chaplin recorre de novo ao romance com Edna (o intertítulo assim o anuncia) e a subsequente perda cómico-trágica para o rival, um homem abastado da grande cidade. Daqui Chaplin extrai a comédia habitual que oscila entre o ternurento (quando Chaplin usa os seus pequenos meios para impressionar a miúda) e o nostálgico e semi-trágico (quando não o consegue), até que chegamos ao final (algo preguiçoso visto repetir um elemento chave de ‘Shoulder Arms’) onde a curta termina com um sorriso esperançoso que neste caso é desapontante pois é forçado. É quase como se Chaplin, desencantado com a vida e com o amor, quisesse ele próprio acreditar desesperadamente que tal esperança era possível. A curta pode expurgar os sentimentos de Chaplin. Mas não tem força emocional para fazer o mesmo pelo espectador.

Salva a curta o infindável génio cómico de Chaplin, especialmente na primeira parte quando o Vagabundo se movimenta num 'novo' meio, o rural, que explora com energia e frescura. Já a história é uma amálgama de pequenos quadros, muitas vezes desconexos, e que possuem pouco interesse por si, ou repetem os conceitos de curtas anteriores. Talvez sejam esses os motivos, o final feliz (mas não lírico) e a falta de um fio condutor, que fazem ‘Sunnyside’ ser geralmente considerado uma obra menor, uma das piores do Chaplin pós Mutual. Mas em sua defesa, apesar de tudo, a comédia simples que proporciona é irrepreensível, a inventividade de Chaplin também, por isso digam o que disserem, acaba sempre por valer a pena. É pior que as suas curtas contemporâneas, é certo, mas é muito melhor que as suas curtas para a Keystone, para começar! E depois há o resto, porque Chaplin será sempre Chaplin…


0 comentários:

Enviar um comentário

Porque todos somos cinema, está na altura de dizer o que vos vai na gana (mas com jeitinho).

Vídeo do dia

Citação do dia

Top 10 Posts mais lidos de sempre

Com tecnologia do Blogger.

Read in your language

No facebook

Quem escreve

Quem escreve
Miguel. Portuense. Nasceu quando era novo e isso só lhe fez bem aos ossos. Agora, com 31 anos, ainda está para as curvas. O primeiro filme que viu no cinema foi A Pequena Sereia, quando tinha 5 anos, o que explica muita coisa. Desde aí, olhou sempre para trás e a história do cinema tornou-se a sua história. Pode ser que um dia consiga fazer disto vida, mas até lá, está aqui para se divertir, e partilhar com o insuspeito leitor aquilo que sente e é, quando vê Cinema.

Visualizações

Seguidores Blogger

 
Copyright © 2015 Eu Sou Cinema. Blogger Templates