Home » , » Nomeados Óscar de Melhor Música - Edição 2016 (Cerimónia de 2017!)

Nomeados Óscar de Melhor Música - Edição 2016 (Cerimónia de 2017!)


Os Óscares estão aí à porta. Verdade verdadinha. Este ano com enorme previsibilidade mas faz parte do folclore. Uma das categorias que gosto sempre de olhar com detalhe (gosto pessoal) é a de Melhor Música. Como prova, o leitor já pode ler em EU SOU CINEMA a análise detalhada às músicas que ganharam o Óscar de Melhor Música na década de 1980 e na década de 1990, verdadeiros retratos de uma época - para o melhor e para o pior!

A década de 2010 tem sido até agora dominada por duas grandes entidades, a Disney e, surpreendentemente, James Bond. A Disney não é uma desconhecida desta categoria desde que ganhou com "When You Wish Upon a Star" de 'Pinocchio' no longínquo ano de 1940. Durante a sua era dourada na década de 1990, ganhou mais seis vezes, mas após "You'll Be in My Heart" do filme 'Tarzan' (1999) que valeu o Óscar a Phil Collins, a Disney teve de esperar uma década para voltar a vencer. Mas quando voltou, voltou em força. Nos últimos seis anos venceu três vezes, uma por cada faceta do estúdio: como actual detentora da Pixar pela canção "We Belong Together" do filme 'Toy Story 3' (2010); no ano seguinte como produtora de imagem real por "Man or Muppet" do filme 'The Muppets' (2011) e claro, com o mega-sucesso "Let It Go" de 'Frozen' (2013).

Já a saga de James Bond finalmente (finalmente!) teve o seu primeiro Óscar de Melhor Música em 2012 por 'Skyfall' (2012), muito graças à gigantesca popularidade de Adele (se não fosse isso duvido muito que tivessem conseguido quebrar o enguiço...). E, não contentes com esse feito histórico, voltaram a ganhar de novo na última cerimónia, cortesia de Sam Smith e "Writing's on the Wall" para o filme 'Spectre' (2015). A única música que não da Disney e James Bond que ganhou esta década foi "Glory" do filme 'Selma' (2014), um tema de intervenção social que valeu o Óscar a Common e John Legend.

Este ano não temos James Bond, mas temos um line-up (quase) clássico. Temos a Disney de novo, como não podia deixar de ser (Shakira ficou de fora com a sua música para 'Zootopia' mas 'Moana' preenche a vaga cativa do estúdio); temos uma canção feel-good e comercial de outro filme de animação; temos uma música com uma forte temática social; e temos duas canções do filme sensação do ano, que só por acaso é um magnífico retorno ao género musical.


Não conhece os nomeados para o Óscar de Melhor Música deste ano? Então fique a conhecê-los com EU SOU CINEMA.


"The Empty Chair" (do filme 'Jim: The James Foley Story')

Música e Letra: J. Ralph e Sting

Num parágrafo: Pode parecer o outsider desta lista, mas é típico da Academia nomear uma música da autoria de um popular cantor associada a um documentário de relevância social. No ano passado, por exemplo, foi Lady Gaga por 'The Hunting Ground', um documentário sobre violações em campus universitários. Este ano é Sting e J. Ralph com uma música pertencente a um documentário sobre o jornalista americano que morreu às mãos do Estado Islâmico em 2014, e que ainda recentemente o próprio Sting interpretou no Bataclan. De notar que é a quarta nomeação de Sting para Melhor Música, depois de 'The Emperor's New Groove' (2000), 'Kate & Leopold' (2001) e 'Cold Mountain' (2003). E é a terceira de J. Ralph nos últimos cinco anos (também ainda sem vencer); o activista, produtor e músico que se especializou em documentários deste género. No meio disto tudo, a música propriamente dita fica para segundo plano, um hino lírico e sentido, mas realmente pouco memorável e no qual se lamenta, acima de tudo, a voz agastada de um velho Sting.


"How Far I'll Go" (do filme 'Moana')

Música e Letra: Lin-Manuel Miranda

Num parágrafo: A sequela musical de 'Let it Go', o vencedor do Óscar de Melhor Música em 2013, é, como lhe chamei na minha crítica ao filme "um hino de emancipação jovem que é interpretado com um fulgor entusiasta pela jovem estreante Auli'i Cravalho". De facto, composta pelo novo prodígio do teatro musical Lin-Manuel Miranda no seu primeiro filme, a música tem uma energia contagiante e vai passando pelos temas clássicos do cinema disneyano com uma inovadora frescura, tal como a brisa do mar. Considerando o poder que a Disney tem nestas coisas, seria um fortíssimo candidato ao Óscar, isto é, se não fosse o ano de 'La La Land'...



"Can't Stop the Feeling" (do filme 'Trolls')

Música e Letra: Justin Timberlake, Max Martin, Shellback

Num parágrafo: Este é o tema que, desde o seu primeiro lançamento no Verão passado, eu sempre achei que devia ganhar o Óscar de Melhor Música este ano. Claro que é "só" um tema comercial de um filme de animação, que ainda por cima não é "artístico" como os da Disney. Claro que o seu intérprete é "apenas" Justin Timberlake, que compôs o tema juntamente com Martin (compositor para as grandes boys-bands dos anos 1990, NSYNC inclusive) e Shellback (que compõe regularmente para Taylor Swift). E claro que o tema não tem uma grande mensagem; é "apenas" um hino feel-good, para obrigar o corpo a dançar, electrizando-o de boa disposição. Mas tomara que todos os hinos feel-good fossem assim. É uma música que é pura alegria, que não está presa a nenhum estereótipo e à qual ninguém, tal como os trolls, consegue resistir sem começar a fazer um passinho de dança. Dêem o Óscar ao Justin. Ele merece. Mais do que Legend, Adele ou Sam Smith



"Audition (The Fools Who Dream)" (do filme 'La La Land')

Música: Justin Hurwitz | Letra: Benj Pasek e Justin Paul

Num parágrafo: Se este ano 'La La Land' lá vai ter que ganhar o Óscar de Melhor Música (seria escandaloso que o filme musical que com toda a certeza irá ganhar Melhor Filme não ganhasse também as duas categorias de Banda Sonora e Música) então, das duas canções nomeadas, esta é que deveria ganhar. Mas isso, curiosamente, não irá acontecer. 'Audition' é uma música soberba, não tanto isoladamente (uma balada sentida e nostálgica sobre sonhos vencidos que se torna num hino de revolta e esperança), mas pelo seu entrosamento na história do filme. Afinal, era esse o objectivo inicial da categoria, que ao longo das décadas se foi dissipando, transformando-se numa batalha de popularidade entre músicos famosos com músicas muitas vezes compostas à parte dos filmes e espetadas à força nos genéricos finais. Ao menos esta tem uma importância gigantesca no filme e no arco da personagem de Emma Stone. E por falar em Emma Stone, de dizer que está incrível nesta interpretação, como se fosse uma cantora profissional. Se ganhar o Óscar de Melhor Actriz, esta cena foi sem dúvida decisiva.



"City of Stars"  (do filme 'La La Land')

Música: Justin Hurwitz | Letra: Benj Pasek e Justin Paul 

Num parágrafo: E por fim 'City of Stars', o single de apresentação do filme e que tem estado a arrebatar tudo o que é prémio: Melhor Música nos Globos de Ouro, nos prémios Satellite, nos prémios da Broadcast Film Critics Association, no Festival de Capri, nos prémios da Hollywood Music In Media, e numa série de outras cerimónias da crítica americana (Houston, Georgia, Las Vegas, Phoenix,...). Não acho que o tema seja tão impactante como 'Audition' ou até a música de abertura do filme 'Another Day of Sun', uma homenagem extraordinária a Michel Legrand. Mas é uma melodia de uma simplicidade tentadora e até sedutora, com um pequeno conjunto de notas que tocam em espiral e uma cumplicidade perceptível, não só entre os intérpretes, mas também entre estes e o espectador. Mesmo, é preciso dizer, sendo a interpretação vocal de Gosling péssima. Mas no fundo, não nos podemos esquecer que a música é um mini-hino à Cidade das Estrelas, que é como quem diz à La La Land, que é como quem diz a Los Angeles. E LA é a casa desta gente toda da Academia. Ou seja, é um hino em forma de balada smooth ao mundo descaracterizado da Hollywood onde todos, como diz a música, procuram "A rush, A glance, A touch, A dance". E se isso não é a essência da velha Hollywood, então não sei o que é. E portanto isso parece ser uma razão tão válida como qualquer outra para ganhar o Óscar, tendo em conta, realmente, aquilo que os Óscares são: uma auto-celebração da própria Hollywood.

0 comentários:

Enviar um comentário

Porque todos somos cinema, está na altura de dizer o que vos vai na gana (mas com jeitinho).

Vídeo do dia

Citação do dia

Top 10 Posts mais lidos de sempre

Com tecnologia do Blogger.

Read in your language

No facebook

Quem escreve

Quem escreve
Miguel. Portuense. Nasceu quando era novo e isso só lhe fez bem aos ossos. Agora, com 31 anos, ainda está para as curvas. O primeiro filme que viu no cinema foi A Pequena Sereia, quando tinha 5 anos, o que explica muita coisa. Desde aí, olhou sempre para trás e a história do cinema tornou-se a sua história. Pode ser que um dia consiga fazer disto vida, mas até lá, está aqui para se divertir, e partilhar com o insuspeito leitor aquilo que sente e é, quando vê Cinema.

Visualizações

Seguidores Blogger

 
Copyright © 2015 Eu Sou Cinema. Blogger Templates